domingo, 29 de julho de 2012

Netbooks na escola

Curitiba distribui netbooks no Conexão Escola

Até agosto, 183 escolas da rede de ensino de Curitiba receberão kits que incluem entre 40 e 200 netbooks, conforme o número de alunos, como parte do programa Conexão Escola. A inciativa foi lançada no início deste mês, com a entrega de computadores na Escola Municipal Rachel Mader, no Cajuru.
“O Conexão Escola promove a inclusão digital nas nossas escolas por meio da compra de computadores novos, com conteúdos pedagógicos destinados ao desenvolvimento da aprendizagem”, explica a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag.
Na parte de infraestrutura, a prefeitura de Curitiba investiu em conexões em fibra, na instalação de redes locais wireless e em armários especiais para armazenamento e recarga dos netbooks. O município também adquiriu o sistema educacional interativo Aprimora, uma combinação de atividades multimídia, avaliações online e sugestões de encaminhamento para o professor.
Além de um design peculiar, com mais resistência e outras adaptações para o uso por crianças, os netbooks são distribuídos com configurações e ferramentas específicas para as estratégias pedagógicas da Secretaria de Educação, o que foi viabilizado pela utilização de software livre.
Fonte: Convergência Digital



Muito interessante a iniciativa da prefeitura em proporcionar às crianças o uso destes aparelhos. Mas, o que me intriga é o fato de algumas escolas não terem laboratório de informática, espaços adequados para as salas de aula (como é o caso de escolas que nos dias de chuva ficam impossibilitadas de usar as salas de aula por conta das goteiras) e com falta de professores. Na verdade, todo o dinheiro gasto na compra destes materiais poderia ser utilizado na infra-estrutura, conheço escolas que terão dificuldades até para guardar este material, uma vez que, as salas em que não chove (devido ao número de goteiras) estão muito vulneráveis a assaltos. Sem contar que achei muito útil para a prefeitura fazer a distribuição destes netbooks a partir do mês de agosto deste anos, já que o prefeito é candidato à reeleição e, com certeza isso gerará uma propaganda muito positiva para ele.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Lugar de criança é com a família!!!

As escolas integrais são uma realidade cada vez mais presente na educação brasileira, principalmente na cidade de Curitiba. O que me preocupa é o tempo de permanência destas crianças no espaço escolar. Por mais que as escolas procurem criar momentos "livres" as crianças ficam vigiadas e contidas longe de suas famílias durante 9 horas de seu dia e, aquelas que utilizam transporte escolar ainda tem este tempo ampliado para até 12 horas (pois algumas ficam cerca de 1h30m na van pela manhã e mais 1h30m no período da tarde).
Fiquei ainda mais preocupada quando, durante uma palestra da professora Maria do Carmo Brant, ouvi de uma funcionária da secretaria de educação do município, que este horário não pode ser reduzido por conta do horário de expediente dos pais das crianças. Esta fala me deixou com uma dúvida: "Qual é o foco da Educação do Município?" Minha função como professora (para a qual me preparei durante oito anos de minha vida) é atender as crianças para que os pais possam trabalhar? Se é esta a minha função nada me foi dito durante minha formação acadêmica.
Vale lembrar aqui que, a função da escola, segundo a LIBÂNEO (2004 - p. 53 e 54):

"1. Promover o desenvolvimento de capacidades cognitivas, operativas e sociais dos alunos (processos mentais, estratégias de aprendizagem, competências do pensar, pensamento crítico), por meio dos conteúdos escolares.
2. Promover as condições para o fortalecimento da subjetividade e da identidade cultural dos alunos, incluindo o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade, da imaginação.
3. Preparar para o trabalho e para a sociedade tecnológica e comunicacional(...)
4. Formar para a cidadania crítica, isto é, formar um cidadão-trabalhador capaz de interferir criticamente na realidade para transformá-la e não apenas formar para o mercado de trabalho.
5. Desenvolver a formação para valores éticos, isto é, formação de qualidades morais, traços de caráter, atitudes, convicções humanistas e humanitárias."

Portanto, não há base para que a escola seja responsável por "abrigar" as crianças enquanto seus pais trabalham. Vemos hoje que as famílias estão cada vez mais longe de suprir as necessidades, principalmente afetivas, de seus filhos pois, os mesmos chegam em casa, depois de uma jornada de 9 horas de permanência na escola, tão cansados e estressados quanto os pais que passaram o dia todo no trabalho. Está mais do que na hora de abandonar o pensamento assistencialista e olhar para as crianças com o respeito que esta fase tão importante merece.



Dia dos Avós


Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Século I a.C. - Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.
O Dia dos Avós gera polêmica por conta das críticas dos que só vêem o lado comercial da comemoração.
Mas o papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.
As avós são também chamadas de "segunda mãe", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

26 de julho - Dia dos avós



Depois de tanto tempo sem postar nada, venho falar de um assunto muito importante. Os avós na educação dos netos. Sei que é um tema bastante polêmico e que, muitas pessoas pensam, que a função dos avós é "estragar e deseducar" os netos. Eu, particularmente, não concordo com isso, minha mãe teve (e tem) papel fundamental na educação minha filha, uma vez que, passo o dia todo no trabalho e durante metade do dia é ela quem cuida da minha pequena.
Trago abaixo mais um texto do site educarparacrescer.abril.com.br, como sempre abordando assuntos importantes de maneira muito pertinente:

Avô não pode ser baby-sitter de luxo

 

 

 

 

 

A avó e psicóloga Lidia Aratangy dá dicas de como conviver com os netos sem entrar em conflito com os pais

11/07/2012 18:52 
Texto Marina Azaredo

A psicóloga e terapeuta familiar Lidia Rosenberg Aratangy tem quatro filhos e nove netos - o mais velho tem 17 anos e o mais novo, apenas nove meses. Avó dedicada, ela é coautora do Livro dos Avós - Na Casa dos Avós Sempre É Domingo?, em parceria com o médico e também avô Leonardo Posternak, em que fala da relação entre avós, pais e netos. "Nós, avós, devemos estar próximos quando a família precisa, mas devemos também saber manter a distância quando não somos chamados", afirma. 

Hoje a grande questão para muitos avós é como participar da vida dos netos sem deseducá-los ou tirar a autoridade dos pais. Lidia explica que essa é uma questão muito nova para as famílias, pois, até pouco tempo atrás, os avós sequer existiam. "As pessoas morriam muito cedo. Essa figura é uma novidade do ponto de vista evolutivo e cultural. Mas, mesmo de duas gerações para cá, as coisas mudaram muito. Hoje, aquela figura da avó de cabelos brancos, fazendo tricô na cadeira de balanço é coisa do passado", diz. 

Na entrevista a seguir, a psicóloga e avó fala um pouco dessa nova figura familiar e dá dicas de como os avós de hoje podem ajudar na Educação dos netos sem criar conflitos com os pais das crianças.