segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Plano anual de Língua Portuguesa - III etapa ciclo I


OBJETIVOS

CONTEÚDOS - ORALIDADE

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Desenvolver a habilidade da expressão oral.



1-Articulação correta das palavras. -
Articula corretamente todos os fonemas?
Ao contar histórias e/ou acontecimentos, pronuncia as palavras e frases com adequação de ritmo, entonação e intensidade de voz?

Comunicar-se com clareza e objetividade em diferentes situações comunicativas do seu cotidiano.

Expressar sentimentos, opiniões e experiências pessoais em diversas situações comunicativas.


2-Exposição de idéias com clareza e objetividade em diferentes situações de uso de linguagem oral (experiências pessoais, brincadeiras,  acontecimentos, eventos, notícias, entrevistas, etc.).
Expressa-se oralmente, procurando adequar o discurso e a postura `a situação comunicativa?
Elabora perguntas e respostas relacionadas ao assunto tratado?
Relata acontecimentos vivenciados ou imaginados, seguindo uma seqüência lógica de fatos?
Reconta, com riqueza de detalhes, os fatos de histórias lidas ou  ouvidas, organizando as idéias,de acordo com  a  seqüência lógica?
Desenvolver a capacidade de concentrar-se, de ouvir, de imaginar e de apreciar um texto lido e/ou uma história contada.

Participar de situações de intercâmbio oral, respeitando e escutando a fala do outro.

3-Atenção concentrada em diferentes situações.
 Ouve, com atenção, textos de diferentes gêneros?
Respeita os momentos de falar e de ouvir?
Respeita as variedades lingüísticas faladas?
Desenvolver a habilidade de emitir opiniões e/ou realizar inferências sobre um assunto tratado.
4- Produções coletivas.
Participa de elaboração de textos, contribuindo com idéias pertinentes?
Compreender que existem outras formas de linguagem para comunicar-se com o mundo.
Perceber a intenção comunicativa de outras formas de linguagem.

5-Linguagens verbais e não-verbais ( mímica, gestos, modelagem, dramatização, desenho, pintura) .

Transpõe enunciados orais para outras formas de expressão (gestual, sonora, entre outras) ?

Utilizar argumentos coerentes em suas exposições orais em sala de aula.

6- Consistência argumentativa.
Utiliza-se de argumentos coerentes para defender seu ponto de vista?
Respeita diferentes opiniões que surgem nos debates?

Empregar corretamente a concordância verbal e nominal ao expressar-se oralmente.

7- Concordância verbal e nominal.


Utiliza-se da concordância verbal e nominal, ao expor suas idéias oralmente?

Compreender e transmitir oralmente, informações estudadas, sem omitir informações importantes.


8- Compreensão de enunciados orais.
Compreende informações a partir de um texto oral?
Expõe oralmente temas estudados, avisos, instruções e recados?

 Utilizar adequadamente novas palavras ampliando seu vocabulário.

9-Ampliação e adequação   vocabular..
Incorpora novas palavras ao seu vocabulário, utilizando-as adequadamente?
Compreender a diferença entre palavras, sílabas e letras.
10- Diferenças sonoras entre palavras, sílabas e letras.
Identifica semelhanças e diferenças sonoras entre palavras, sílabas e letras?
Organizar as idéias seguindo a seqüência lógica dos fatos.

Narrar experiências pessoais, brincadeiras, acontecimentos, eventos, conteúdos de textos literários ou informativos, filmes, entrevistas e outros, de forma clara e ordenada.

11- Narração de forma clara e ordenada de experiências pessoais, brincadeiras, acontecimentos, eventos, conteúdos de textos (literários ou informativos), filmes, entrevistas outros.
Relata, detalhadamente, acontecimentos vivenciados ou imaginados, seguindo uma seqüência lógica de fatos?
Reconta, com riquezas de detalhes, os fatos de histórias lidas ou  ouvidas, organizando as idéias, de acordo com a seqüência lógica?

Observar e descrever personagens, cenários  objetos, fotos, paisagens, pessoas e locais visitados.

12- Descrição de personagens, cenários, objetos, fotos, pessoas, locais visitados, etc.
Descreve com riquezas de detalhes  características  de personagens, pessoas, objetos ou lugares das histórias ouvidas, situações do cotidiano ou veiculadas nas diferentes mídias.
Descreve, com detalhes, desenhos, pinturas, fotografias e locais visitados demonstrando compreensão global?

Identificar os sons iniciais e/ou finais das palavras.
13- Identificação de sons iniciais e finais (rimas e aliterações).
Utiliza-se de relações sonoras para criar outras, como a rima?
                                  
 OBJETIVOS

CONTEÚDOS - LEITURA

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Compreender a organização alfabético-silábica e as diferentes relações fonema/grafema presentes no sistema.  
Reconhecer e nomear as letras do alfabeto.
Conhecer a ordem alfabética e suas possibilidades de uso.
Diferenciar escrita de desenho.
Diferenciar letra e outros sinais gráficos.
Identificar semelhanças e diferenças sonoras nas palavras.

01- Idéia de representação.
02-Escrita como sistema de representação.
03-Alfabeto como conjunto de símbolos convencionais da escrita.
04-Relação fonema/grafema.
05-Discriminação da sílaba tônica.

Identificas e nomeia todas as letras do alfabeto?
Identifica letras em diferentes tipos?
Reconhece que algumas letras podem representar diferentes sons?
 Reconhece  que um som pode ser representado por diferentes letras?
Discrimina  a sílaba tônica de palavras  ouvidas e lidas?

Estabelecer relação entre o desenho e a escrita.
Identificar símbolos encontrados no seu cotidiano.
Reconhecer alguns símbolos identificando os lugares em que geralmente são encontrados e refletindo sobre seus significados e suas funções.
06- Leitura em diferentes materiais (crachás, rótulos, placas, símbolos, ícones).
07-Leitura de palavras de seu cotidiano
08-Leitura de palavras com diferentes padrões silábicos.

Lê palavras discriminando todos os padrões silábicos?


Realizar leitura  de  frases e textos, com entendimento.



09Leitura de frases e textos.
10-Intertextualidade.
.
 Estabelece relações entre textos lidos, com auxílio do professor?
Identifica o assunto de um texto lido ou ouvido?
Estabelece relações entre textos lidos e os conhecimentos prévios?

Identificar as idéias explícitas no texto lido.

Estabelecer semelhanças e diferenças entre textos lidos (intertextualidade).





11-Leitura e interpretação de texto lido (linhas e entrelinhas).
Lê com fluência, ritmo e entonação, textos de diversos gêneros?
Compreende a idéia central do texto?
Estabelece relações entre textos lidos e os conhecimentos prévios, com auxílio do professor?
Identifica informações explícitas no texto?
Identifica, no texto, informações implícitas, com auxílio do professor?
Estabelece e confirma hipóteses relativas ao conteúdo do texto?

Elaborar hipóteses sobre o conteúdo de uma história, a partir do título, da capa do livro e/ou ilustração.

12-Antecipação da leitura (gênero/estrutura/suporte).
Antecipa o assunto do texto com base em título, subtítulo, imagens e/ou  suporte textual?

Ler textos (verbais e não verbais) em diferentes gêneros textuais, atribuindo-lhes significação, reconhecendo a intencionalidade e o processo de interlocução.

Comparar diferentes tipos de textos e suportes para perceber as diferentes funções que a escrita desempenha na vida social: sinais de trânsito, lista de alunos, rótulos, calendários, agendas, livros, etc.
13- Texto de correspondência (bilhetes, recados, convites, cartões, cartas pessoais e avisos).
14- Textos do cotidiano (listas, calendário, cadastros, placas, agendas, contas de luz, água, telefone  e cronogramas).
15- Documentos (Certidão de nascimento, carteira de identidade).
16-Textos instrucionais (receitas, mapas, roteiros, normas e manuais).
17- Textos científicos (fichas técnicas e relatórios  de observação).
18-Textos jornalísticos (slogans,, anúncios ,classificados, entrevistas, notícias   e textos de opinião ).
19-Textos humorísticos (tiras e anedotas)

Lê textos em letra de imprensa e cursiva, maiúscula e minúscula?
Estabelece e confirma hipóteses relativas ao conteúdo do texto?
Identifica características dos suportes textuais de uso mais freqüentes?
Identifica a finalidade de um texto pelo reconhecimento do suporte, do gênero e das características gráficas?
Utiliza a ordem do alfabeto para fazer  consultas( até a 3ª letra das palavras) em diferentes suportes de pesquisa?

 Desenvolver o interesse e o prazer pela leitura de textos literários (poéticos, narrativos, cultura popular  e outros) .
Identificar recursos poéticos: rimas e metáforas, e analisar efeitos de sentido resultantes deles.
Ler com compreensão textos de diferentes categorias textuais.
Reconhecer a leitura fruição (prazer) do texto literário.
Observar os elementos que compõem uma história em livro infantil (título, autor, editor, ilustrador, texto verbal, imagens).
Identificar  características das linguagem próprias do gênero.
Produzir histórias orais para sequência de imagens (livros sem texto verbal, tiras).
Identificar e relacionar informações oferecidas por recursos gráficos ( desenhos) .
Ilustrar pequenos textos lidos evidenciando a idéia principal.
Entender a função de legenda, localizando informações que permitam identificar  situações de uso desse tipo de texto ( mapas com previsão de tempo ) .
Criar legenda para símbolos, tendo em vista a compreensão do leitor.

20-Textos literários:

·         POÉTICOS –

Poemas, poemas concretos, letras de música,haicais).

·         NARRATIVOS:

Biografias e autobiografias
Contos, lendas  e fábulas
Narrativas ficcionais
Quadrinhos

·         CULTURA POPULAR:

Trava-línguas, parlendas, quadrinhas, cantigas e adivinhas.

·         TEXTOS  NÃO-VERBAIS

Fotos e Desenhos

Pinturas ,imagens  e mapas.

Participa ativamente de situações de leitura, principalmente de livros literários, como fonte de prazer, fruição e entretenimento?




PRODUÇÃO DE TEXTO - OBJETIVOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Utilizar o sistema gráfico da língua materna, de forma adequada, em textos escritos, demonstrando compreender a organização alfabético-silábica e as diferentes relações fonema/grafema presentes no sistema.

Compreender que na Língua Portuguesa a direção da escrita acontece da esquerda para a direita.

1-Função social da escrita.
2-Idéia de representação.
3-Escrita como sistema de representação.
4-História da escrita
5-Alfabeto como conjunto de símbolos convencionais da escrita.
6-Relação fonema/grafema.
7-Representação da escrita por meio de desenhos.
8-Uso das letras minúsculas e minúsculas
9-Direção da escrita.
10-Alfabeto como critério de organização.
Escreve utilizando a letra de imprensa maiúscula e a letra cursiva?
Utiliza adequadamente a letra maiúscula nos substantivos próprios?
Escreve utilizando a letra de imprensa maiúscula e letra cursiva?
Utiliza adequadamente a letra maiúscula no início de frases?
Utiliza o alfabeto como critério de organização, considerando até a terceira letra das palavras?

Utilizar adequadamente os símbolos próprios da escrita, respeitando as convenções ortográficas, na escrita do seu nome, no dos colegas e outros.

Escrita do nome completo.

Escrita do nome dos colegas, da professora, familiares, escola e outros do seu cotidiano.
Escreve o nome próprio completo corretamente?
Escreve nomes dos colegas, da escola, da professora, de familiares, da cidade e de outros de uso freqüente?
Utiliza adequadamente a letra maiúscula nos substantivos próprios?

Produzir frases relacionadas aos temas trabalhados, respeitando as convenções ortográficas e gramaticais do sistema da linguagem escrita.


Escrita de frases relacionadas aos temas trabalhados.

Escrita espontânea (nomes, bilhetes, cartões, etc.).
Escreve utilizando a letra de imprensa maiúscula e letra cursiva?
Utiliza adequadamente a letra maiúscula no início de frases?
Utiliza adequadamente a letra maiúscula nos substantivos próprios?
Escreve adequadamente palavras que possuam regularidades contextuais?
Escreve adequadamente as palavras de uso mais frequente que apresentam irregularidades ortográficas?
Considerar o interlocutor e a situação em suas produções, respeitando as várias possibilidades estruturais dos gêneros trabalhados.
Organizar suas idéias seguindo uma seqüência lógica do acontecimento  ou fato.

Produzir textos (palavras, frases) coesos e coerentes, com os conhecimentos de organização sintático-morfológica da linguagem.

Fazer uso dos elementos de apresentação considerando o gênero textual abordado.

Utilizar as características do discurso direto em suas produções escritas

Compreende que a legibilidade (traçado de letra) facilita a leitura de um texto escrito.

Perceber que o espaço na escrita é significativo e que seu uso melhora o entendimento do que está sendo escrito e/ou lido.

Compreender a utilização dos numerais em suas produções.

Escrita de  textos.
Ampliação de frases acrescentando informações complementares à sua estrutura.
Seqüência lógica.

Unidade temática.

Unidade estrutural.

Argumentação

Elementos de apresentação (título, vocativo, data, autor).

Paragrafação.

Discurso direto (diálogo) e discurso indireto

Legibilidade

Espaçamento entre as palavras (Segmentação).

Uso dos numerais cardinais (de 0 até 999), ordinais, multiplicativos e fracionários em suas produções.
Utiliza os símbolos próprios da escrita na elaboração de textos?
Elabora textos, considerando a estrutura e cada gênero textual?
Utiliza adequadamente a letra maiúscula no início de frases?
Utiliza os dois pontos para introduzir a fala de um personagem?
Utiliza o travessão para marcar o discurso direto no diálogo?
Utiliza a paragrafação para marcar a fala dos personagens?
Nas produções textuais de caráter argumentativo, expõe sua opinião e defende seu ponto de vista, coerentemente?
Elabora textos comunidade temática?
Elabora textos considerando a estrutura de cada gênero textual?
Utiliza os elementos de apresentação  pertinentes a cada gênero textual?
Utiliza a paragrafação para separar as idéias?
Apresenta legibilidade em suas produções textuais?
Segmenta corretamente as palavras quando é preciso fazer a translineação em suas produções textuais?
Utiliza adequadamente os numerais cardinais ( de 0 a 999), ordinais, multiplicativos e fracionários em suas produções?
.
Reconhecer a necessidade de acentuar suas produções escritas percebendo a relação direta entre os recursos de acentuação e a oralidade.

Sinais de acentuação (grave, agudo, circunflexo).
Sinais gráficos (til, cedilha)
Acentua corretamente as palavras de uso frequente?
Utiliza os sinais gráficos( til , cedilha  e hífen ?

Reconhecer a necessidade de pontuar suas produções escritas percebendo a relação direta entre os recursos de pontuação e a oralidade.

        Sinais de pontuação (ponto - final, ponto-de-interrogação, dois pontos, ponto-de-exclamação, vírgula)

Utiliza o ponto final?
Utiliza o ponto de interrogação?
Utiliza o ponto de exclamação?
Utiliza ao dois pontos ( : ) para introduzir a fala de um personagem?
Utiliza a vírgula para  separar itens de listas e compras?

Compreender que a concordância verbal deve acontecer diariamente, nas rodas de conversa, na leitura e na produção de textos.

Concordância verbal
Emprega em suas produções a concordância verbal?
Emprega adequadamente os verbos irregulares de uso mais frequente no presente, no pretérito e no futuro do indicativo?
Utiliza o verbo SER  no presente, no pretérito e no futuro do indicativo?
Compreender a organização das estruturas das palavras e suas variações (gênero, número e grau) organizando no texto, as palavras com as devidas concordâncias.

Concordância nominal (número, gênero e grau).
Utiliza concordância nominal (artigos, pronomes, adjetivos e numerais) com os termos a que se referem?
Fazer uso dos elementos coesivos (pronomes, sinônimos), com a maior adequação possível, mantendo clareza e coerência na veiculação escrita de suas idéias.

Elementos coesivos (pronomes, sinônimos).

Utiliza pronomes e sinônimos e algumas conjunções  como elementos coesivos?


Compreender a necessidade de  adequar os aspectos discursivos e gramaticais no seu texto escrito.

Reescrita de textos.

Reescreve textos  adequando-os em seus aspectos discursivos e gramaticais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão para enriquecer nosso trabalho.