segunda-feira, 21 de maio de 2012

Cantar ou não cantar o Hino Nacional na escola

http://www.essaseoutras.com.br/charges-engracadas-de-educacao-ensino-critica-alunos-e-professores/


Cantar o Hino Nacional, durante muito tempo, era obrigatório nas escolas brasileiras. O momento do hino era sagrado e nenhum aluno podia mover um único músculo ( a não ser os necessários para cantar), caso não mantivessem a "postura" durante este solene acontecimento semanal, muitas eram as formas de punição. Porém, em muitas escolas esta prática foi esquecida, ou apenas deixada de lado por educadores que não viam nela sentido. A meu ver, não havia sentido mesmo.
Enquanto aluna egressa de escola pública, devo dizer que o momento de cantar o hino não fazia sentido nenhum pra mim. Ficávamos de pé, no pátio da escola, em fila e "posição de sentido", a professora ficava na mesma posição ao lado da fila observando nossos menores movimentos. Cantávamos os hinos Nacional, do Paraná e de Curitiba, enquanto alguns alunos pré-selecionados (fui escolhida uma vez, "QUE MICO") hasteavam as bandeiras. Acabado aquele momento, íamos para a sala e... pronto! Acabou, não havia um trabalho efetivo sobre o que aquela "música chata" (porque quase toda criança acha um saco cantar o hino) era realizado. Era um momento sem sentido.
Mas, se utilizarmos este momento com significado, ou seja, a partir de um trabalho realizado dentro de sala de aula, o momento do hino pode e deve permanecer como prática escola.
Segue uma sugestão de trabalho com o Hino Nacional.

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Explorar o significado de algumas palavras da letra do hino nacional.
Explorar alguns aspectos do sentido da letra do hino. 
Explorar os contextos sociais nos quais o hino é utilizado.
Cantar o hino.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Exploração de significados de palavras; saber a ordem alfabética. 
Habilidade com o uso do dicionário.
Estratégias e recursos da aula
Recursos da aula:Áudio do Hino Nacional ( Domínio Público)
Som ou computador 
Folha com a letra do hino nacional.
Dicionários.
Atividade 1- Ouvindo o Hino Nacional Brasileiro
Professor inicie a aula conversando com os alunos sobre o Hino Nacional Brasileiro. Pergunte: Vocês conhecem o hino nacional? Vocês sabem cantar o hino nacional? Vocês entendem o hino? Em quais situações é tocado o hino? Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre a origem do hino para próxima aula.
Informação retirada do site: http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/hino_nacional_brasileiro.htm
Caro professor, apresente aos alunos o hino nacional ouvindo-o em aparelho próprio ou acesse o link com o áudio do Hino Nacional.
Distribua a letra do Hino Nacional para os alunos e toque novamente o hino, para que eles acompanhem a letra. (veja modelo abaixo)
HINO NACIONAL BRASILEIRO
I PARTE
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!
Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!
BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.
TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU,BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!
II PARTE
DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".
Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!.
BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.
TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!
Atividade 2 – Mural com as pesquisas sobre o hino
Professor organize a sala em círculo para discussão sobre as pesquisas trazidas pelos alunos. 
É importante que os alunos falem o resultado da pesquisa. O que eles aprenderam?Por que a linguagem é formal? Quando foi escrito o hino?
Monte um mural e afixe as pesquisas. Sugira aos alunos que façam a leitura das pesquisas dos colegas.


Atividade 3- Dicionário: Procurando o significado das palavras desconhecidas
Professor organize a sala em duplas. Antes de iniciar o trabalho com o dicionário explique o significado das palavras Ipiranga (Rio onde às margens D.PedroI proclamou a Independência do Brasil) e Cruzeiro (Constelação do Cruzeiro do Sul), depois realize as seguintes etapas:
Peça aos alunos que circulem as palavras que eles não conhecem que estão presentes no Hino Nacional. 
Professor, finalizado esta etapa vá ao quadro/lousa e escreva as palavras circuladas pelos alunos. Peça aos alunos que escrevam as palavras no caderno e depois organize-as em ordem alfabética, pois facilitará o e ncontro das palavras no dicionário.
Agora professor, avalie com seus alunos o significado do Dicionário. Vocês já utilizaram o dicionário? Quando o utilizamos? Como está organizado o dicionário? No final da conversa, a turma deve concluir que o dicionário possui o significado das palavras e que estão dispostas em ordem alfabética.
Entregue um dicionário para cada dupla e oriente-os a procurarem as palavras circuladas. Explique que as palavras encontradas no dicionário são chamadas de sinônimos (de acordo com o dicionário Aurélio a definição de sinônimo é: Diz-se de, ou palavra que tem a mesma ou quase a mesma significação de outra)
Atividade 4 – Vocabulário
Prezado professor, registre os sinônimos no quadro/lousa e faça a leitura dos trechos do Hino junto aos alunos com os vários significados encontrados. Escolham o melhor sinônimo para o contexto. 
Encontrados os significados das palavras, explique aos alunos o significado e importância do Vocabulário, nele encontramos um conjunto de palavras desconhecidas sobre determinado texto. 
Professor vá para o quadro/lousa e monte o vocabulário com a turma, inicie a escrita das primeiras palavras para maior compreensão dos alunos.
VOCABULÁRIO (GLOSSÁRIO)


BRADO: GRITO
CLAVA: ARMA PRIMITIVA DE GUERRA
COLOSSO: GRANDE
ESPELHA: REFLETE
FLÂMULA: BANDEIRA
FLORÃO: FLOR DE OURO
FORMOSO: LINDO, BELO
FÚLGIDO: QUE BRILHA, CINTILANTE
FULGURAS: BRILHAS
GARRIDA: ENFEITADA COM FLORES
GENTIL: GENEROSO, ACOLHEDOR
IDOLATRADA: CULTUADA, AMADA
IMPÁVIDO: CORAJOSO
LÁBARO: BANDEIRA
LÍMPIDO: PURO, QUE NÃO ESTÁ POLUÍDO
OSTENTAS: MOSTRAS COM ORGULHO
PENHOR: GARANTIA
PLÁCIDAS: CALMAS, TRANQUILAS
RESPLANDECE: QUE BRILHA, ILUMINADA
RETUMBANTE: SOM QUE SE ESPALHA COM BARULHO
VÍVIDO: INTENSO


Atividade 5 – Ilustrando o Hino Nacional
Professor, estimule a compreensão das estrofes do hino, para isso, promova uma exploração oral de cada trecho: Vocês entenderam a estrofe? Ficou mais fácil compreender depois de trabalharmos o sentido de algumas palavras? 
Distribua trechos da letra do Hino Nacional para que os alunos ilustrem o que entenderam.
Dica: Faça as cópias em folha A3 e deixe um espaço abaixo para ilustração.
Finalizado o trabalho, fixe as ilustrações no mural da sala para que os alunos apreciem.
Peça aos alunos que cantem o Hino Nacional, acompanhando a letra que foi entregue pelo professor.
Avaliação


Verificar se o grupo avançou com relação à compreensão da letra do hino nacional. Tal aspecto pode ser verificado a partir das discussões orais e por meio das imagens apresentadas pelos alunos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão para enriquecer nosso trabalho.