quinta-feira, 26 de julho de 2012

26 de julho - Dia dos avós



Depois de tanto tempo sem postar nada, venho falar de um assunto muito importante. Os avós na educação dos netos. Sei que é um tema bastante polêmico e que, muitas pessoas pensam, que a função dos avós é "estragar e deseducar" os netos. Eu, particularmente, não concordo com isso, minha mãe teve (e tem) papel fundamental na educação minha filha, uma vez que, passo o dia todo no trabalho e durante metade do dia é ela quem cuida da minha pequena.
Trago abaixo mais um texto do site educarparacrescer.abril.com.br, como sempre abordando assuntos importantes de maneira muito pertinente:

Avô não pode ser baby-sitter de luxo

 

 

 

 

 

A avó e psicóloga Lidia Aratangy dá dicas de como conviver com os netos sem entrar em conflito com os pais

11/07/2012 18:52 
Texto Marina Azaredo

A psicóloga e terapeuta familiar Lidia Rosenberg Aratangy tem quatro filhos e nove netos - o mais velho tem 17 anos e o mais novo, apenas nove meses. Avó dedicada, ela é coautora do Livro dos Avós - Na Casa dos Avós Sempre É Domingo?, em parceria com o médico e também avô Leonardo Posternak, em que fala da relação entre avós, pais e netos. "Nós, avós, devemos estar próximos quando a família precisa, mas devemos também saber manter a distância quando não somos chamados", afirma. 

Hoje a grande questão para muitos avós é como participar da vida dos netos sem deseducá-los ou tirar a autoridade dos pais. Lidia explica que essa é uma questão muito nova para as famílias, pois, até pouco tempo atrás, os avós sequer existiam. "As pessoas morriam muito cedo. Essa figura é uma novidade do ponto de vista evolutivo e cultural. Mas, mesmo de duas gerações para cá, as coisas mudaram muito. Hoje, aquela figura da avó de cabelos brancos, fazendo tricô na cadeira de balanço é coisa do passado", diz. 

Na entrevista a seguir, a psicóloga e avó fala um pouco dessa nova figura familiar e dá dicas de como os avós de hoje podem ajudar na Educação dos netos sem criar conflitos com os pais das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão para enriquecer nosso trabalho.