domingo, 29 de julho de 2012

Netbooks na escola

Curitiba distribui netbooks no Conexão Escola

Até agosto, 183 escolas da rede de ensino de Curitiba receberão kits que incluem entre 40 e 200 netbooks, conforme o número de alunos, como parte do programa Conexão Escola. A inciativa foi lançada no início deste mês, com a entrega de computadores na Escola Municipal Rachel Mader, no Cajuru.
“O Conexão Escola promove a inclusão digital nas nossas escolas por meio da compra de computadores novos, com conteúdos pedagógicos destinados ao desenvolvimento da aprendizagem”, explica a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag.
Na parte de infraestrutura, a prefeitura de Curitiba investiu em conexões em fibra, na instalação de redes locais wireless e em armários especiais para armazenamento e recarga dos netbooks. O município também adquiriu o sistema educacional interativo Aprimora, uma combinação de atividades multimídia, avaliações online e sugestões de encaminhamento para o professor.
Além de um design peculiar, com mais resistência e outras adaptações para o uso por crianças, os netbooks são distribuídos com configurações e ferramentas específicas para as estratégias pedagógicas da Secretaria de Educação, o que foi viabilizado pela utilização de software livre.
Fonte: Convergência Digital



Muito interessante a iniciativa da prefeitura em proporcionar às crianças o uso destes aparelhos. Mas, o que me intriga é o fato de algumas escolas não terem laboratório de informática, espaços adequados para as salas de aula (como é o caso de escolas que nos dias de chuva ficam impossibilitadas de usar as salas de aula por conta das goteiras) e com falta de professores. Na verdade, todo o dinheiro gasto na compra destes materiais poderia ser utilizado na infra-estrutura, conheço escolas que terão dificuldades até para guardar este material, uma vez que, as salas em que não chove (devido ao número de goteiras) estão muito vulneráveis a assaltos. Sem contar que achei muito útil para a prefeitura fazer a distribuição destes netbooks a partir do mês de agosto deste anos, já que o prefeito é candidato à reeleição e, com certeza isso gerará uma propaganda muito positiva para ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão para enriquecer nosso trabalho.