PLANEJAMENTO DO TRABALHO EDUCATIVO
Karin Willms, Fernanda Rucco Turina e Everli Moro
1 – TÍTULO: Bruxas e Bruxinhas
2 – ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA: Linguagens oral, leitura e escrita
Objetivo compartilhado sobre o projeto: Produzir um álbum com vários estilos de bruxas e um livro de receitas à partir das leituras de diversos livros.
Objetivo compartilhado sobre o projeto: Produzir um álbum com vários estilos de bruxas e um livro de receitas à partir das leituras de diversos livros.
3 – MODALIDADE ORGANIZATIVA DO TEMPO DIDÁTICO: Projeto didático
4 – PÚBLICO ALVO/TURMA: Pré – 32 crianças de 4 a 5 anos de idade
5 – PERÍODO DE APLICAÇÃO: aproximadamente 8 semanas
6 – OBJETIVOS:
• Ouvir histórias lidas pela educadora;
• Ampliar o repertório de histórias;
• Desenvolver o comportamento leitor;
• Conhecer as características de um convite, receita, lista e texto narrativo;
•Leitura de imagens;
• Realizar tentativas de escrita;
• Aprimorar a linguagem oral ao expor ideias;
• Perceber diferenças entre linguagem falada e a escrita;
• Conhecer a estrutura de um álbum.
7 – JUSTIFICATIVA: As educadoras e as professoras da turma do Pré têm como atividade permanente diária a leitura para as crianças.
Dentre essas leituras realizam algumas leituras de histórias com bruxas, como: “João e Maria”, “Ora fada, Ora bruxa”, “As cartas de Ronroroso”, “A bruxinha Atrapalhada”, “A vassoura encantada”, “Bruxa, bruxa, venha à minha festa”, “Bruxinha e Frederico”, “Contra feitiço, feitiço e meio”, dentre outras.
Percebe-se um grande fascínio das crianças pela personagem bruxa, pelo fato de aguçar a imaginação por seres fantásticos que apresentam características diferentes conforme o enredo da história.
Tal projeto foi pensado devido aos questionamentos das crianças, como:
Só existe a bruxa má?
Por que as bruxas fazem maldade?
Existe bruxa boazinha?
A partir destes questionamentos decidiu-se em conversa com as crianças que seria confeccionado um álbum sobre as bruxas.
8 – INTERVENÇÃO METODOLÓGICA:
Cronograma:
1ª e 2ª semana:
ü Leitura do livro de João Maria e visita ao Bosque Alemão, para participar de uma contação de histórias realizada pela “Bruxa do Bosque”. A visita será no dia 13 de outubro.
ü Realizar a leitura da história “Ora fada, ora bruxa”.
ü Fazer o “Suco Só para Vampiros”, juntamente com as crianças.
3ª semana:
ü Contar a história: “Contra feitiço, feitiço e meio” na qual aparecem receitas culinárias.
ü Sugerir em conversas com as crianças duas receitas de Bruxa: Gelatina de Minhoca e Pudim de Terra.
ü Realizar uma votação onde cada criança poderá fazer suas tentativas de escrita opinando sobre a receita preferida. Após a votação será feita a receita mais votada.
ü Trazer um livro de receitas para que as crianças conheçam a estrutura do gênero receita.
ü Propor a escrita da receita escolhida. As crianças ditam e a educadora escreve, realizando a revisão necessária, proporcionando a percepção que há diferença de uso da linguagem oral e escrita.
ü Proporcionar o reconto da história lida nesta semana, fazendo com que as crianças conheçam mais um gênero literário, para se apropriar melhor da linguagem ao construir o produto final: O álbum das bruxas.
ü Fazer o “Pudim de Terra”, juntamente com as crianças.
4ª semana:
ü Após as crianças terem conhecido Bruxas com diferentes características, mostrar e manusear diferentes tipos de álbuns: fotos, figurinhas, coleção de adesivos propondo então, a confecção de um álbum de Bruxas.
ü Retomar as histórias através do reconto realizado pelas crianças, em seguida propor a escrita das características das bruxas, em forma de lista com ilustração das crianças.
ü Lançar a ideia de escrever sobre seus opostos, ex: Bruxa atrapalhada e a Bruxa organizada, Bruxa boa e Bruxa má, Bruxa criança, Bruxa adulta, Bruxa suja e Bruxa limpa, e outras que forem surgindo.
ü Fazer a “Gelatina de Minhoca”, juntamente com as crianças.
5ª e 6ª semanas:
ü Mostrar às crianças que a estrutura do convite se difere da receita culinária e da lista de características da bruxa.
ü Início da montagem do álbum: lançar questões para que as crianças opinem, para quem querem mostrar o trabalho, como será a capa, sua organização, paginação, etc.
ü A confecção do álbum será coletiva, a cada uma ou duas crianças será “inventada” uma bruxa com base nas características das personagens das histórias trabalhadas. O álbum conterá figuras que a turma poderá combinar previamente com a educadora/professora quais anotações serão feitas: nome, gostos, características da bruxinha criada.
7ª semana:
ü Solicitar que as crianças tragam diferentes tipos de convites, para apreciação e discussão do formato destes.
ü Propor a escrita e confecção de um convite para os pais comparecerem na exposição do Álbum das bruxas. Com as crianças que ainda não dominam o mecanismo da escrita, após participarem como as demais na produção oral do texto escrito, pequenos grupos de crianças trabalharão na escrita do convite, outras nas ilustrações e as demais registrarão no computador o mesmo texto produzido. O objetivo em utilizar o computador é a possibilidade de vivenciar outras formas de registro.
8ª semana:
ü Apresentação do Álbum e do livro de receitas das bruxas para os pais das crianças.
ü Fazer o “Bolo de Cemitério” e a “Gosma Verde”, juntamente com as crianças.
ü Realizar uma festa à fantasia para comemorar a finalização do projeto.
9 – REGISTRO VISUAL DO PROCESSO DE INTERVENÇÃO:
Ver Anexos.
10 – AVALIAÇÃO:
Saberes das educadoras e professoras:
•Diferenciação entre leitura e contação;
•Planejar o momento de leitura e escrita, conhecendo as modalidades organizativas do tempo didático;
•Conhecer as características do comportamento leitor e escritor;
•Reconhecer a importância do momento diário de leitura para desenvolvimento do comportamento esperado;
•Conhecer diferentes gêneros textuais e selecionar os mais interessantes para utilizar com as crianças;
•Encaminhar práticas significativas de produção de texto oral com destino escrito;
•Necessidade de repertoriar as crianças antes da escrita;
•Conhecimento da estrutura textual dos diferentes gêneros;
•Planejar com propósito educativo.
Avaliação da aprendizagem:
•Ouviram atentamente histórias (contos lidos pela educadora ou professora);
•Contribuíram para a produção da receita, lista, convite e álbum;
•Manifestaram preferências;
•Conheciam a estrutura de um álbum;
•Demonstraram reconhecer as diferenças entre linguagem falada e escrita.
Observamos, durante o projeto, o desenvolvimento do prazer pela leitura. Mesmo naqueles que antes não apresentavam muito interesse nos momento de leitura e contação de história.
Observamos, durante o projeto, o desenvolvimento do prazer pela leitura. Mesmo naqueles que antes não apresentavam muito interesse nos momento de leitura e contação de história.
Produto final:
Confecção do álbum com as características de vários estilos de bruxas e de um livro de receitas contendo todas as receitas produzidas durante o projeto, podendo ser emprestados posteriormente pelas crianças e fazer parte da sacola de leitura da turma.
11 – RECURSOS MATERIAIS:
•Livros de literatura com a personagem bruxa.
•Papéis diversos para a elaboração do álbum e convite.
•Ônibus para o transporte até o Bosque Alemão.
•Computador.
•Ingredientes utilizados nas receitas.
•Fantasias usadas na festa.
•Diversos riscantes, como: lápis grafite, de cor, canetinha, entre outros.
•Máquina fotográfica.
12 - PARECER FINAL DO PLANEJAMENTO:
Através das leituras realizadas durante o projeto, observamos que algumas crianças, que antes não prestavam muita atenção às histórias, passaram a ficar mais atentas e frequentar mais o canto da leitura pois, estavam mais envolvidas com o tema.
Também aquelas que antes se mostravam menos ativas nos momentos de construção de escritas coletivas, passaram a atuar como ditantes em diferentes momentos.
Ficamos muito contentes com os resultados do projeto. Conseguimos atingir todos os objetivos com a maioria da turma, envolvendo os pais e vários funcionários do CMEI que se mostraram bastante interessados pelo projeto vindo a conhecer um pouco melhor o trabalho realizado em sala.
13 – REFERÊNCIAS: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm
http://bruxaria.net/2009/03/27/como-incentivar-as-criancas-a-lerem-mais-e-sugestoes-de-livros/
http://revistaescola.abril.com.br/linguaportuguesa/alfabetizacao-inicial/galeria-bruxas-555315.shtml
http://recantodasletras.uol.com.br/juvenil/1251567
http://wata-eh-legal.blogspot.com/2007/10/bruxa-bruxa-venha-minha-festa.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão para enriquecer nosso trabalho.