domingo, 20 de novembro de 2011

Em busca do Baú do tesouro

TURMA DE ATUAÇÃO: Pré – 32 crianças de 4 a 5 anos.



ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA: Pensamento lógico-matemático.



OBJETIVO GERAL:

Desenvolver gradativamente noções de localização e orientação espacial, tendo como referência pessoas e objetos entre si.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Identificar pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço.

Perceber noções de localização e direção, com o próprio corpo: adiante, atrás, à direita, à esquerda, acima, abaixo, dentro, fora, ao centro.

Identificar, segundo exploração do espaço e objetos, ideias de fronteira, dentro, fora e vizinhança.

Comunicar e reproduzir trajetos, considerando alguns elementos do entorno como pontos de referência.

Descrever e registrar pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência.

Orientar-se e localizar-se nos lugares significativos da instituição (banheiros, pátio interno e externo, entrada, secretaria, diretoria, entre outros).

Explorar o espaço deslocando-se para um destino proposto pelo adulto.



PERÍODO DE APLICAÇÃO: de março a julho de 2011 (11 semanas).



FREQUENCIA: Duas vezes por semana.



JUSTIFICATIVA:

Tendo em vista a curiosidade das crianças com relação a personagens lendários, como os piratas, e a possibilidade de associar o pensamento lógico-matemático com o desejo das crianças surgiu a ideia de envolver os conteúdos num projeto diferenciado.

Nas histórias, os piratas, sempre possuem um baú de tesouros enterrado em alguma ilha deserta e, para encontrar seus pertences faziam mapas marcando quantidade de passos e pontos de referência.

Como produto final faremos um livro contendo piratas famosos e mapas para encontrar seus tesouros.



METODOLOGIA:



Semana 1:

Apresentação do projeto e do livro “O Grande Livro dos Piratas” [1] para as crianças. Assistir ao desenho “Peter Pan”.



Semana 2:

Início da confecção de um baú do tesouro. Apresentação de vários tipos de mapas, inclusive um de pirata. Confecção de uma bandeira de pirata (os símbolos serão apresentados e a escolha de um será feita por meio de votação e confecção de um gráfico).



Semana 3:

Medição do pátio e parque de areia (contagem de quantos passos de distância há entre um ponto e outro). Confecção de um mapa do pátio e da entrada Do CMEI até a sala. Assistir a um trecho do filme “Piratas do Caribe”.



Semana 4:

Brincadeira “Travessia do rio vermelho” e “Pirata saia do navio” [2]. Registro da brincadeira no caderno.  Escolha dos tesouros para o baú, estes tesouros poderão ser brinquedos, objetos pessoais ou imagens que tenham significado para as crianças.



Semana 5:

Caça ao tesouro: um brinquedo será escondido no pátio e as crianças, divididas em pequenos grupos, receberão um mapa para auxiliar na busca. Roda de conversa sobre o navio pirata[3].



Semana 6:

Leitura de mitos e superstições Piratas[4] os textos serão digitados pela educadora e ilustrados pelas crianças, posteriormente serão reunidos para formar um pequeno livro para a biblioteca. “Corrida do tesouro”[5] direcionando a mão em que deve ser carregado (direita ou esquerda).



Semana  7:

Roda de conversa sobre a bússola, enfocando o que é e para que serve. Confecção de uma bússola[6]. Desenho com interferência (Rosa dos Ventos).



Semana 8:

Mapa secreto: desenhar um mapa, com suco de limão, em papel sulfite e esperar que seque. Depois de seco colocar contra uma luz forte para que o mapa apareça. Contação de história “O dia em que os piratas invadiram a baía de Paranaguá”.



Semana 9:

Leitura do “Guia ...”.

Confecção de dois mapas para o livro “Galeria de mapas”, contendo mapas e piratas trabalhados durante o projeto.



Semana 10:

Confecção de fantasias de pirata. Caça ao tesouro. Em pequenos grupos, auxiliados pela educadora ou pela professora, as crianças deverão seguir um mapa para encontrar um tesouro escondido dentro do CMEI. Depois, deverão reproduzir, de memória, o trajeto realizado.



Semana 11:

Produzir, com as crianças, um mapa do tesouro e convidar os pais para uma caça ao tesouro no CMEI. Término da produção do livro e apresentação do mesmo para as famílias.



Avaliação:

As crianças serão avaliadas individualmente durante as atividades através de pauta de observação, referente às noções básicas de trajeto e localização. Também serão avaliadas na relação número/quantidade (contagem de passos e objetos) durante as caças ao tesouro.



[1] O livro é extenso e, por isso faremos a leitura em etapas. Apresentado um ou dois piratas por semana.
[2] Adaptação de Coelho sai da toca (dentro e fora).
[3] Disparador: réplica de um navio pirata.
[4] Ao todos são 29 pequenos textos.
[5] Adaptação da corrida do ovo.
[6] Página 4 “O guia do explorador – Piratas”.


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