segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Passo a passo - Como ler um livro de história para as crianças

http://feiradolivropbi.blogspot.com/



1* Crie, com as crianças, uma identificação para o momento da leitura. Pode ser uma música, um apito, um perfume (que você espirre na sala), enfim, alguma coisa que faça com que as crianças saibam que aquele é o momento da leitura.

2* Mostre a capa do livro e, para as turmas em processo de letramento, leia o título apontando para o mesmo.

3* Diga o nome do autor e do ilustrador (isso irá auxiliar as crianças quando forem à biblioteca). Alguns livros trazem as fotos dos autores, mostre-as para as crianças e leia a breve biografia que vem junto à foto. Isso faz com que as crianças compreendam que são pessoas "comuns" que escrevem os livros e as incentiva na leitura e na escrita.

4* Leia o nome da editora e mostre o símbolo da mesma para as crianças. Com o tempo, mesmo as crianças que não sabem ler saberão identificar a editora.

5* Leia novamente o título da história.

6* Comece a leitura do texto com uma entonação de voz que crie uma atmosfera de curiosidade. Só mostre as ilustrações ao final da história, para que as crianças usem a imaginação durante a leitura.

Obs.: não mude as palavras da história, nem pare no meio da leitura para explicar, isso quebra o clima e a leitura perde o foco. Quando você terminar a leitura, poderá fazer as explicações necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão para enriquecer nosso trabalho.