terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pais e filhos


Há muito tempo a sociedade se perdeu, entramos em conflito sobre o que é papel da escola e o que é papel da família. Com o passar dos anos, até mesmo desenvolver hábitos de higiene se tornou uma obrigação do professor. Ser pai e mãe ficou mais fácil, ao completar quatro meses de vida muitas crianças passam a deixar a casa de seus pais para frequentar a creche ou a "escolinha", permanecendo na mesma até 12 horas por dia. Só param de frequentar o ensino integral ao completar 11 anos de idade e, então começam a ficar sozinhos em casa ou na rua pois a família precisa trabalhar.
Não estou dizendo que sou contra o fato de a mulher trabalhar fora, eu mesma trabalho 48 horas por semana e faço cursos durante a mesma, chegando a ficar muito tempo "na rua". Mas, não é por isso que deixo de olhar os cadernos e a agenda de minha filha diariamente. Sempre pergunto como foi seu dia, o que fez na escola, ou em casa no período em que eu não estava, mesmo que para isso fiquemos acordadas até as 23 horas.
A função do professor é ensinar os conteúdos pedagógicos, educação se aprende em casa e com a família. Os valores morais e éticos de cada família são diferentes, como podemos delegar ao professor a tarefa de, além dos conteúdos pedagógicos, ensinar valores aos nossos filhos? Que valores ele poderá ensinar? Cada pessoa, cada grupo familiar possui uma maneira ímpar de encarar a realidade e de agir perante as situações. Sei que este texto está parecendo um desabafo e, sinto muito, é um desabafo mesmo. O desabafo de uma educadora indignada.
Um dia desses minha filha (ela tem 9 anos de idade) me disse o seguinte:
"Mãe, acho errado eles dizerem que você é educadora. Educador é quem educa, se dizem que você é educadora, os pais vão achar que você que tem que educar as crianças e não eles."
Depois de ouvir isso, cheguei à conclusão de que minha filha será uma boa mãe, pois mesmo tão pequena já sabe a diferença entre o papel da escola e da família. Vou sugerir às escolas que contratem ela para dar palestras aos pais, que sabem daí eles entendam qual é a sua função...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão para enriquecer nosso trabalho.