domingo, 20 de novembro de 2011

Modelo de planejamento semanal - pré


PLANEJAMENTO SEMANAL

SEMANA DE 14/03 a 18/03



ORGANIZAÇÃO DO DIA
*            Chamada, rotina





Perm.

*            Roda de Conversa
(atividade permanente)
Registro Quinzenal

Disparador: Boneca Stephanie. Conversa sobre o corpo humano.
Disparador: pétalas de flores.
Período da manhã
Perm.
Disparador: Instrumento musical.
*            Leitura: Fruição
Leitura pelo Educador
(atividade permanente)

Eu sou Isso?
A margarida friorenta – Fernanda Lopes de Almeida
Biblioteca (15 às 16h)
Leitura: “O elefantinho” e “O Leão” (seq. Didática)
Perm.
Bichodário – Telma Guimarães
*            Atividades relacionadas às áreas de formação humana
- Identidade
- Linguagens Artísticas – Artes Visuais, Teatro, Dança, Música
- Linguagem Oral, Escrita e Leitura
- Relações Sociais e Naturais
- Pensamento Lógico-Matemático
(seqüências didáticas)
OBS: O detalhamento destas atividades será feito no planejamento diário.
Identidade:
Interferência gráfica (no caderno). Silhueta humana, a criança deverá desenhar as partes do corpo (olhos, boca, mãos, etc.) no lugar correto.
Pensamento lógico-matemático:
Jogo “Margarida Friorenta” deverão colocar ou tirar o número de pétalas sorteado no dado.
Linguagem oral, leitura e escrita:
Dança das cadeiras com o nome.
Perm.
Linguagem musical:
Apreciar músicas de diferentes ritmos, apresentando repertório variado (clássica, MPB, folclórica, etc.)

*            Movimento
(atividade permanente)

15h as 16 (pátio)
Música do Ratinho (castelo rá-tim-bum)
15h às 16h (pátio) Brincadeira livre

14h às 15h (pátio)
Brincadeira livre (areia)
Circuito
Perm.
Período da manhã
*            Cantos de atividades diversificadas
(atividade permanente)
Saída:
Massinha
Leitura
Dominó (com o auxilio do adulto)
Saída:
Desenho livre
Carrinhos
Lego
Saída:
Salão de beleza
Blocos de madeira
Dominó
Perm.
Saída:
Pelúcias
Leitura
Memória




PLANEJAMENTO SEMANAL

SEMANA DE 28/02 A 04/03



ORGANIZAÇÃO DO DIA
*            Chamada, rotina





Perm.

*            Roda de Conversa
(atividade permanente)
Registro Quinzenal

Disparador: caixa com números.
Conversa sobre a função social.


Perm.

*            Leitura: Fruição
Leitura pelo Educador
(atividade permanente)

Poesia.
Artes e Ofícios – Roseana Murray
Coisas que a gente gosta – Laura Teixeira e Fábio Zimbres
Biblioteca (15 às 16h)
A cobra que não sabia cobrar – Miguel Sanches Neto
Perm.
Contação – Que bicho a cobra comeu?
*            Atividades relacionadas às áreas de formação humana
- Identidade
- Linguagens Artísticas – Artes Visuais, Teatro, Dança, Música
- Linguagem Oral, Escrita e Leitura
- Relações Sociais e Naturais
- Pensamento Lógico-Matemático
(seqüências didáticas)
OBS: O detalhamento destas atividades será feito no planejamento diário.
Colar a chamada em papel craft fazendo a contagem do número de letras do nome de cada criança. O número será colocado na parte de trás da filipeta.
Confecção de um cartaz com os combinados da turma, utilizando imagens de revistas e escrita.
Jogo das tampinhas: terão que pegar a quantidade solicitada pela professora, de acordo com a cor pedida. Usaremos pauta de observação. Serão divididos em pequenos grupos.
Perm.
Utilizando o alfabeto móvel, com o auxílio do crachá, cada criança deverá tentar montar seu nome na filipeta.

*            Movimento
(atividade permanente)

Macaco Simão (partes do corpo)
Brincadeiras e jogos de correr, subir, descer e escorregar.

Atividade livre na área externa do CMEI.
Perm.
Período da manhã
*            Cantos de atividades diversificadas
(atividade permanente)
Saída:
Massinha
Leitura
Desenho livre
Blocos de madeira
Saída:
Desenho livre
Carrinhos
Lego
Saída:
TV
Desenho livre
Memória
Perm.
Saída:
Leitura
Slão de Beleza
Casinha
Desenho livre

PLANEJAMENTO SEMANAL

SEMANA DE 21/03 a 25/03



ORGANIZAÇÃO DO DIA
*            Chamada, rotina





Perm.

*            Roda de Conversa
(atividade permanente)
Registro Quinzenal

Disparador: objetos para reconhecimento dos sentidos
Disparador: dado, que será usado no jogo. Reconhecer o objeto e a sua função.
Disparador: Boneca Monica. Observar o que as crianças conhecem dos gibis.
Perm.
Disparador: foto de uma cobra.Observar o que as crianças já sabem sobre este animal.
*            Leitura: Fruição
Leitura pelo Educador
(atividade permanente)

Cadê meu travesseiro? – Ana Maria Machado.
Para quê serve uma barriga tão grande?
Contação:
O Sanduíche da Maricota
Perm.
Ninguém gosta de mim? – Ruth Rocha
*            Atividades relacionadas às áreas de formação humana
- Identidade
- Linguagens Artísticas – Artes Visuais, Teatro, Dança, Música
- Linguagem Oral, Escrita e Leitura
- Relações Sociais e Naturais
- Pensamento Lógico-Matemático
(seqüências didáticas)
OBS: O detalhamento destas atividades será feito no planejamento diário.
Confecção de um cartaz sobre os cinco sentidos.
(Roda de conversa: lixa de unha, creme cosmético – perfume – limão, chocalho e foto).
Confeccionar, com as crianças, dados para os jogos da sala.
Gênero textual GIBI. Apresentar o gênero, explicar os balões de fala.
Recorte e colagem (de diferentes balões) no caderno.
Perm.
Recortar figuras de cobras de várias cores e tamanhos, colar no caderno. Pedir que as famílias contem uma história de cobra para as crianças para que estas registrem em seu caderno.

*            Movimento
(atividade permanente)

Brincadeira cantada: Pedala pedalinho.
Jogo twister.(no pátio)

Pátio livre.
Perm.
Período da manhã
*            Cantos de atividades diversificadas
(atividade permanente)
Saída:
Jogo da memória
Peças de encaixe
Leitura
cozinha
Saída:
Quebra-cabeças
Carrinhos
Leitura
desenho
Saída:
Massinha
Leitura
Pelúcias
desenho
Perm.
Saída:
Pelúcias
Leitura
Memória
desenho






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão para enriquecer nosso trabalho.