terça-feira, 22 de novembro de 2011

O que é uma fábula?

La Fontaine
 http://blog.chorodas3.com.br
Em geral, as fábulas são narrativas simples e de fácil compreensão e, que possuem o intuíto de transmitir uma "lição moral".  Essa moral é inquestionável e, visa sempre convencer o leitor de que se deve copiar o certo e punir ou evitar o errado (neste caso o certo e errado são definidos pela moral social imposta na época em que o texto foi escrito.).
Esopo
 http://www.portalsaofrancisco.com.br
Nas fábulas os personagens são animais humanizados, ou seja, que vivem situações humanas , falam, vão à casa de amigos, trabalham, etc. Em geral, os professores buscam utilisar a fábula para criar uma fusão entre o lúdico e o pedagógico, pois estas histórias apresentam, de forma simples e divertida, os defeitos e qualidades dos seres humanos, desta forma estão camuflando sua proposta didática através do entretenimento da roda de leitura.
http://estranhomundodebelmont.blogspot.com
A origem das fábulas é bastante remota, sendo que seus primeiros sinais datam de XVIII a.C. no Oriente. Esopo no século V a.C. revive este gênero textual em obras conheicdas e lidas por crianças do mundo inteiro até os dias de hoje como, ppor exemplo: "O rato cidadão e o montesinho", "A cegonha e a raposa", etc. No site http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/infantil/esopo.html você encontra inúmeras fábulas de Esopo.
http://mensagensefabulas.blogspot.com/
Outro autor, de grande importância para a sobrivivência do gênero fábula foi o francês La Fontaine (1621-1692), seus escritos ficaram tão famosos ou até mais conhecidos que os de Esopo e, estão presentes nas escolas de todo o mundo como leitura quase obrigatória, entre eles podemos citar: "O rato e o leão" e "A lebre e a tartaruga", outras fábulas podem ser lidas no site: http://www.lafontaine.net/lesFables/afficheFable.php?id=115&ill.

Exemplos de ensinamento morais nas fábulas de La Fontaine:

- A raposa e o corvo
Moral da História: Desconfia dos aduladores (os conhecidos como puxa-sacos); eles abusam da sua credulidade, e se preparam para tirar algo seu valioso, pelos seus elogios.
-O lobo e o cordeiro
Moral da História: o invejoso pavão não quis a troca. Porque é fácil invejarmos sempre o que os outros possuem, mas sem querer largar o que é nosso...
- A cigarra e a formiga
Moral da História: Deve-se prever sempre o dia de amanhã.
O resumo destas histórias pode ser encontrado em: http://volperine.multiply.com/journal/item/185.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão para enriquecer nosso trabalho.