segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Como escolher a história certa?

Não é uma tarefa fácil escolher uma história para ler para as crianças. Ela deve ser pensada de acordo com a faixa etária dos ouvintes. Também é importante que o adulto leia a história antes de leva-la para a turma. Assim, poderá observar o tipo de vocabulário utilizado no texto, caso tenha palavras desconhecidas para a criança, etc.
Assim, com base no texto de Betty Coelho, "Contar histórias: uma arte sem idade", contruí um pequeno quadro para facilitar a escolha das história para a roda de leitura e de contação.


http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/livro.htm





Pré escolares

Até 3 anos de idade – fase “Pré mágica”
Histórias que contenham bichos e objetos humanizados. Ex.:  “A toalha Vermelha”, “Adivinhe o que comem”, etc.


De 3 a 6 anos de idade – fase “Mágica”
Histórias acumulativas e de repetição. Ex.: “A galinha xadrez”, “O sanduíche da Maricota”, “Quero casa com janela”.
Contos de fadas simples. Ex: “Ora fada, ora bruxa”.














Escolares




7 anos de idade
Histórias de encantamento, crianças e animais. Ex.: “A preciosa pergunta da pata”.
Aventuras que envolvam seu cotidiano: família, vizinhos e colegas de escola. Ex.: “Apertada e Barulhenta”.
Contos de fadas. Ex.: “Rapunzel”, “A Bela Adormecida”.


8 anos de idade
Contos de fada mais complexas. Ex.: “A princesa e a Ervilha”, “A princesa e o Sapo”.
Histórias de comédia. Ex.: “Eu sou o rei”.


9 anos de idade
Contos de fadas. Ex.: “A família pântano”, “Magologia”.
Histórias “reais” e de coisas ligadas a seu cotidiano. Ex.: “O homem que roubava horas”, “Orelhas de mariposa”.



10 anos de idade
Narrativas de explorações, aventuras, viagens, etc. Ex.: “A Ilha do Mistério”, “A maldição de Horrendo”.
Mitos, lendas e fábulas. Ex.: “A fábula da Convivência”, “Minotauro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão para enriquecer nosso trabalho.